Atividades: Eixo 1 - Projeto



CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 horas

ATIVIDADES DO EIXO 1 – PROJETO

Aqui estão as orientações para a execução das atividades. As mesmas encontram-se também no material do módulo no ambiente Eproinfo.
A atividade a seguir consiste na construção de um texto em que você possa apresentar uma parte do seu projeto de vida, ou seja, aquelas propostas que elaboramos durante toda nossa vida. Algumas se realizam, outras não. Inclua nesse relato as suas propostas na parte pessoal e profissional também. Conte como você as planejou, as etapas, os meios e por fim a realização. Lembre-se, pessoal e profissional.

Atividade 1.1 – Meu projeto pessoal/profissional – (Fórum e Biblioteca) – Individual - Presencial

1. Escrever o relato no Editor de textos do Writer ou Word, com cerca de 250 a 300 palavras.

2. Salve o arquivo em seu computador em Writer ou Word 97/2003 dessa forma: ativ1_1seunome

3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno: tema “Projeto pessoal/profissional” e subtema – Atividade 1.1

4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.

5. Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.

Atividade 1.2 – Diálogo Teórico – (Fórum) – Individual – (deve ser feita até dia 05/10)

Faça uma leitura aprofundada sobre os teóricos que contribuíram para o nosso processo educativo e pedagógico, para depois organizar sua atividade.

1. Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;

2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;

3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;

4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.

Atividade 1.3 – Projetos e suas características – (Fórum) – Individual – (deve ser feita até dia 05/10)

Para realizar esta atividade, você precisa fazer antecipadamente uma leitura atenciosa do texto da professora Elizabeth Bianconcini, para poder adquirir elementos para a discussão posterior com seus colegas.

Orientações:
1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.

2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”

3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 1.4 – Banco de projetos – (Biblioteca) – Dupla - (deve ser feita até dia 12/10)

Orientações:
1. Elaborar um documento no editor de texto Writer ou Word, conforme roteiro, (página 18 do módulo online) com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.

2.  Salve o arquivo em DOC, no Writer ou Word 97/2003, dessa forma ativ1_4seunome_nome

3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Banco de Projetos” e subtema – Atividade 1.4.
 
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.

Atividade 1.5 – Proposta de projetos – (Fórum e Biblioteca) – Dupla – (deve ser feita até dia 12/10)

A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções.
O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;

2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;

3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);

4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto (página 22 do módulo online) como referencia para elaborar a proposta;

5. Salve este arquivo em Writer ou Word 97/2003 dessa forma ativ1_5seunome_nome

6. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto” e subtema – Atividade 1.5

Atividade 1.6 – Reflexão da Aprendizagem – (Diário de bordo) – individual - (deve ser feita até dia 18/10)

Após todo estudo realizado nesse eixo, elabore um texto reflexivo embasado por todas as informações que foram apresentadas durante o estudo.
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo.
Esse é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Após a construção do seu texto, poste-o no Diário de Bordo.

Delmiro Gouveia, 15 de setembro de 2012.

Diran Araújo
Professor/Formador

Nenhum comentário:

Postar um comentário