CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 horas
ATIVIDADES
DO EIXO 1 – PROJETO
Aqui estão as orientações para a execução das atividades. As mesmas encontram-se
também no material do módulo no ambiente Eproinfo.
A atividade a seguir consiste na construção de um texto em que você possa
apresentar uma parte do seu projeto de vida, ou seja, aquelas propostas que
elaboramos durante toda nossa vida. Algumas se realizam, outras não. Inclua
nesse relato as suas propostas na parte pessoal e profissional também. Conte
como você as planejou, as etapas, os meios e por fim a realização. Lembre-se,
pessoal e profissional.
Atividade 1.1 – Meu projeto
pessoal/profissional – (Fórum e Biblioteca) – Individual - Presencial
1. Escrever o relato no Editor de
textos do Writer ou Word, com cerca de 250 a 300 palavras.
2. Salve o arquivo em seu
computador em Writer ou Word 97/2003 dessa forma: ativ1_1seunome
3. Postar o arquivo desta
atividade na Biblioteca em Material
do Aluno: tema “Projeto
pessoal/profissional” e subtema –
Atividade 1.1
4. Acessar as atividades
elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do
Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
5. Entrar no Fórum “Meu projeto
pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
Atividade 1.2 – Diálogo Teórico – (Fórum)
– Individual – (deve ser feita até dia 05/10)
Faça uma leitura aprofundada
sobre os teóricos que contribuíram para o nosso processo educativo e
pedagógico, para depois organizar sua atividade.
1. Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
Atividade 1.3 – Projetos e suas
características – (Fórum) – Individual – (deve ser feita até dia 05/10)
Para realizar esta atividade,
você precisa fazer antecipadamente uma leitura atenciosa do texto da professora
Elizabeth Bianconcini, para poder adquirir elementos para a discussão posterior
com seus colegas.
Orientações:
1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Atividade 1.4 – Banco de projetos –
(Biblioteca) – Dupla - (deve ser feita até
dia 12/10)
Orientações:
1. Elaborar um
documento no editor de texto Writer ou Word, conforme roteiro,
(página 18 do módulo online) com o relato de uma experiência desenvolvida ou
conhecida.
2. Salve o arquivo em DOC, no Writer ou Word 97/2003, dessa forma ativ1_4seunome_nome
3. Postar o
arquivo desta atividade na Biblioteca
em Material do Aluno, tema “Banco de
Projetos” e subtema – Atividade 1.4.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
Atividade 1.5 – Proposta de projetos
– (Fórum e Biblioteca) – Dupla – (deve ser feita até dia 12/10)
A partir do
diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no
contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada
cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola,
para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo
que estes sejam protagonistas de suas produções.
O projeto
elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2
do curso.
Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);
4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto (página 22 do módulo online) como referencia para elaborar a proposta;
5. Salve este arquivo em Writer ou Word 97/2003 dessa forma ativ1_5seunome_nome
6. Postar o
arquivo desta atividade na Biblioteca
em Material do Aluno, tema
“Proposta de Projeto” e subtema –
Atividade 1.5
Atividade 1.6 – Reflexão da
Aprendizagem – (Diário de bordo) – individual - (deve ser feita até dia 18/10)
Após todo
estudo realizado nesse eixo, elabore um texto reflexivo embasado por todas as
informações que foram apresentadas durante o estudo.
A partir das
leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode
revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de
estudo.
Esse é um
momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Após a
construção do seu texto, poste-o no Diário de Bordo.
Delmiro Gouveia, 15 de setembro de 2012.
Diran Araújo
Professor/Formador
Nenhum comentário:
Postar um comentário