CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 horas
ATIVIDADES DO EIXO 3 - TECNOLOGIA
Atividade
3.1 – Socialização do PITEC – (Biblioteca) – Dupla – (Presencial)
Considerando os aspectos
envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da
escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a atividade 3.1 com a apresentação do PITEC.
Essa apresentação deverá constar
dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos
mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os
resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.
Orientações:
1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada dupla de cursista;
2. Salve o arquivo no seu
computador em Impress ou PowerPoint 97/2003 dessa forma: ativ3_1seunome-nomedocolega
3. Postar o arquivo desta
atividade na Biblioteca em Material
do Aluno: tema “Socialização do
PITEC” e subtema – Atividade 3.1
4. Participar da constituição do
debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pôde oferecer para o
processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo
integrado com as tecnologias.
Atividade
3.2 – Papel das Tecnologias Integradas ao Currículo – (Fórum) – Individual –
(deve ser feita até dia 16/11)
Para dar continuidade ao processo
reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento
que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto
integrado ao currículo.
1. Considerar as apresentações
dos PITEC e os aspectos discutidos na turma (ver arquivos postados na
biblioteca do eixo 3, atividade 3.1);
2. Compartilhar com os colegas
sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das
tecnologias integradas ao currículo”;
3. Ler as contribuições dos
colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o
curso.
Atividade 3.3 – Mapa Conceitual do PITEC – (Biblioteca) – Dupla - (deve ser feita até dia 23/11)
No encontro presencial, vocês
vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram
aspectos que podem ser reformulados.
O Projeto que foi esboçado no
eixo 1(ver arquivos postados na biblioteca do eixo 1, atividade 1.5), colocado
em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser reformulado; a
partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um Mapa conceitual do
PITEC.
Orientações:
1. Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir;
1. Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir;
2. Salve o arquivo no Writer ou Word 97/2003, dessa forma: ativ3_3seunome_nomedocolega
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa PITEC” e subtema – Atividade 3.3.
Atividade 3.4 – Reflexão da Aprendizagem – (Diário de bordo) –
individual - (deve ser feita até dia
29/11)
O que aprendemos sobre Mapas
Conceituais?
O que aprendemos sobre o papel
das tecnologias no desenvolvimento do PITEC?
E a integração das tecnologias e
mídias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?
Após todo estudo
realizado nesse eixo, elabore um texto reflexivo embasado por todas as
informações que foram apresentadas durante o estudo.
A partir das
leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode
revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de
estudo.
Esse é um momento
pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Orientações:
1. Acessar o item Diário de Bordo;
1. Acessar o item Diário de Bordo;
2. Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
Delmiro Gouveia, 10 de novembro de 2012.
Diran Araújo
Professor/Formador
Nenhum comentário:
Postar um comentário